Marcos Melo conta como o Meus Pedidos vem colaborando com sua trajetória de sucesso como representante


Marcos Melo conta como o Meus Pedidos vem colaborando com sua trajetória de sucesso como representante

Marcos Melo e Monnika Carneiro, sócios da Marcos Melo Representações, têm trilhado uma história de muita evolução e sucesso na representação comercial. Hoje representam indústrias líderes de mercado nos seus segmentos da construção civil, mas isto não aconteceu por acaso.

Marcos iniciou sua carreira na área comercial como supervisor de vendas da Metalúrgica Silvana, uma das maiores empresas de fechaduras do mercado brasileiro, onde teve o contato com uma excepcional equipe de representantes de todo o Brasil. Segundo ele, foi através deste contato próximo com os representantes que conseguiu a base para montar um perfil que acredita ser essencial para o sucesso. Veja o que Marcos comenta sobre os principais aprendizados que adquiriu observando os melhores representantes da empresa:

  • Equipe de vendas: “por menor que seja a sua área, você dificilmente conseguirá atender a todos de forma excelente sem uma equipe. É preciso ter pessoas junto com você, dividindo esta responsabilidade na sua área de atuação, dando a assistência à sua carteira de forma precisa e constante”;
  • Escritório organizado: “percebi que os principais representantes eram aqueles que não se preocupavam com rotinas de seu escritório, por terem pessoas capacitadas gerindo a parte burocrática que envolve a representação comercial: implantação dos pedidos nas indústrias, acompanhamento dos faturamentos, gestão da inadimplência, emissão de notas fiscais, etc”;
  • Confiabilidade: “notei que os melhores representantes não vendiam produtos e sim confiabilidade. Os clientes compravam desta equipe produtos de excelente qualidade, contudo compravam também por que eram deles. Assim, sabiam que dificilmente viriam pedidos errados, divergentes do que foi negociado e, no caso de eventuais problemas, ficavam tranquilos, pois sabiam que rapidamente seriam resolvidos”.

Mesmo em uma indústria que considerava excelente e com uma ótima relação de trabalho, a cada dia foi se fortalecendo um espírito empreendedor para iniciar um negócio próprio, que naturalmente foi convergindo para a representação comercial.

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“Quando surgiu a oportunidade de ser representante desta indústria, ainda mais na minha terra natal, foi o momento exato de tomar uma das decisões mais importantes da minha vida: sair da zona de conforto e se lançar neste mercado altamente competitivo. Para me tornar tão competitivo quanto, sabia que teria que ter uma excelente equipe de vendas, um escritório organizado e entregar confiabilidade aos meus clientes ”, destaca.

Em um tempo relativamente curto, foi convidado a trabalhar com outras grandes indústrias do segmento, entre elas a Colas Amazonas, TAF Caixas de Medição de Energia e Torneiras Herc, que hoje formam sua atual carteira de representação. A Marcos Melo Representações, atende atacadistas, grandes varejistas e construtoras no estado da Bahia, especialmente nas regiões de Feira de Santana, Salvador, Recôncavo, Centro e Norte baiano.

Como o Meus Pedidos contribuiu para sua evolução

Marcos e Monnika já utilizam o Meus Pedidos há mais de um ano, veja os comentários de como a ferramenta vem lhes ajudando.

Meus Pedidos: Como era sua rotina de trabalho antes de utilizar o Meus Pedidos?

[Marcos]: Sem a ferramenta Meus Pedidos eram planilha e mais planilhas para controlar faturamento de pedidos, acompanhamento de saldos e, o pior de tudo, controle das comissões dos vendedores. Para controlar o pagamento das comissões via planilhas era muito demorado e com alto risco de erro, ou seja, uma rotina totalmente insegura para nós e para os vendedores. Não temos mais nenhum problema desta natureza. Além disso, era praticamente impossível desenvolver relatórios de vendas para acompanhamento da evolução dos clientes e nós sempre ficávamos dependentes do envio de relatórios da indústria.

Meus Pedidos: O que mudou depois de adotar o Meus Pedidos?

[Marcos]: Simplesmente não conseguimos imaginar o funcionamento do nosso escritório e o dia-a-dia da representação sem a ferramenta Meus Pedidos. Além dos benefícios de agilizar as negociações devido a gama de informações que podemos extrair online e offline, tenho histórico de compras do cliente, volume comprado até o momento para alcance de objetivos de campanhas pré-definidas, etc. Conseguimos facilmente gerir a carteira de clientes inativos ou com ponto de compra superior a 90 dias, por exemplo. Sem a ferramenta, se torna praticamente impossível perceber de forma rápida quais os clientes que já ultrapassaram seu ponto médio de compra para desenvolvermos ações especificas de recuperação desta carteira. Também utilizo o aplicativo Meus Pedidos no meu tablet e tenho informações imediatas, confiáveis e fundamentais para conclusão das negociações com nossos clientes, facilita bastante o processo de venda.

Meus Pedidos: Você teria algum grande ganho para relatar desde que adotou o Meus Pedidos?

[Marcos]: O maior ganho foi o bem mais precioso nas empresas e no nosso dia-a-dia e que, acima de tudo não tem preço: tempo. Nossa rotina ficou muito mais eficiente e nos economizou tempo que passamos a utilizar para gerir a empresa de forma proativa, buscando novas ferramentas, como a nossa entrada nas mídias sociais como meio de propagação não só da nossa marca, mas também das marcas dos nossos parceiros e clientes. (Clique aqui se quiser conhecer sua página do facebook)

Meus Pedidos: Se tivesse que escolher um único motivo para recomendar o Meus Pedidos, qual seria?

[Marcos]: Impossível escolher um único motivo, uma vez que todas as funcionalidades do sistema são indispensáveis.

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(Marcos Melo e Monnika Carneiro, sócios da Marcos Melo Representações)

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