7 maneiras de construir relacionamentos para vender mais e melhor


7 maneiras de construir relacionamentos para vender mais e melhor

Pare de vender. É isso mesmo, representante comercial, você não leu errado! Todas as técnicas de vendas que você aprendeu ao longo da vida podem estar obsoletas. No mercado do século XXI, é preciso parar de vender e começar a construir relacionamentos duradouros com seus clientes para obter sucesso nos negócios. Saiba como no nosso guia de sete maneiras para se aproximar de seus compradores:

1. Pare de vender e comece a conversar

Mude a abordagem: nada de ligar se apresentando e dizendo o que vende. Todos os dias seus potenciais clientes são abordados por profissionais de vendas externas e provavelmente tudo o que querem é ficar livres deles. Ao invés disso, aponte um problema que este comprador tem e ofereça a solução, que por acaso é o seu produto.

2. Tenha em mente que as pessoas gostam de comprar…

…mas não gostam de vendedores chatos!. Ninguém quer aquela pessoa que fica empurrando um produto, por mais que esteja precisando dele. O processo se torna mais fácil quando você realmente está engajado na busca de uma solução para aquele cliente, conversando para encontrar a melhor saída.

3. Cuide da sua argumentação

A maioria das vendas é perdida devido a uma abordagem errada logo no início do relacionamento. Nada daquele velho “seu concorrente usa” ou “tenho o que você precisa”. O ideal é conquistar a confiança do cliente. Tente estabelecer um elo através da real vontade de ajudar com sua solução e não empurrá-la a qualquer custo.

4. Não pressione seu cliente

Palavras de vendedor também assustam compradores em potencial. Ao invés disso, crie um relacionamento franco, em que o cliente se sinta confortável para lhe dizer quais problemas está enfrentando para que, só então, você ofereça a melhor opção de solução. Dessa maneira você se torna um consultor.

5. Se correr atrás do cliente, ele vai fugir

Um erro comum na representação comercial é a pressão. Quanto mais pressionado um comprador se sentir, mais alto o índice de rejeição dele. Ao invés disso, mostre que não está desesperado para fechar a venda e marque um próximo contato somente para a semana seguinte.

6. Descubra o que há por trás dos “nãos”

Ao invés de usar o método tradicional de superar as objeções do comprador somente para garantir a venda, descubra a causa delas. Converse e tente chegar ao real motivo daquela fala “não tenho orçamento para essa compra agora”.

7. Coloque o cliente em primeiro lugar

E não o produto! No lugar desse comportamento, tente perguntar que problema o cliente precisa resolver e então mostre como seu produto pode ser útil naquele caso específico. Assim, você terá clientes satisfeitos e não será um vendedor chato.

Como estão seus relacionamentos com os clientes? Compartilhe suas dicas e experiências com a gente nos comentários!

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