Não importa se você é um representante comercial com anos de experiência ou um profissional recém-chegado no mercado: é normal que, em algum momento de sua trajetória profissional, você tenha cometido um erro no processo de vendas. Tais equívocos são normais e até mesmo comuns, tanto em negociações com clientes no atacado ou varejo. Por outro lado, é necessário que você tenha noção de onde errou e como melhorar da próxima vez.
Saiba que a grande diferença entre um representante comercial amador e profissional é exatamente esta: saber analisar os erros e consertá-los para que não prejudiquem suas vendas futuras. Visando auxiliar a todos que estão ao ramo da representação comercial, selecionamos os 10 principais erros cometidos por vendedores e representantes no momento da venda. Confira e aproveite as dicas para melhorar suas futuras transações!
1. Contar com as comissões antes mesmo de recebê-las
Antes de pensar em comissões, o representante comercial deve pensar em seu relacionamento com o cliente. Afinal, o cliente pode – a qualquer momento – cancelar o contrato e, consequentemente, a comissão.
2. Pensar que a reunião foi um sucesso apenas porque o cliente gostou de você
Muitos vendedores acham que já fecharam negócio por conta de uma reunião supostamente bem sucedida. Deve-se saber que uma reunião profissional não é uma reunião de amigos. O cliente pode ter gostado de você, mas não ter se interessado pela proposta apresentada. Então vá com calma.
3. Apresentar documentos incompletos para a concretização da venda
Após o cliente ter aceitado a proposta, é preciso manter a atenção redobrada quanto à documentação e informações necessárias para a assinatura do contrato. Dados incompletos são um sinal de alerta para o cliente, que pode notar um sinal de irresponsabilidade por parte do vendedor.
4. Atrasos
Atrasos nunca são tolerados por clientes. Quando se tratam de vendas externas, a pontualidade é ainda mais importante para uma boa transação.
5. Inventar desculpas e procurar culpados
Se algo deu errado, assuma. Profissionais que inventam desculpas e procuram, a todo custo, direcionar seus erros a outras pessoas não são bem vistos pelos clientes. Consumidores esperam resoluções concretas e profissionais que se esforcem para isso.
6. Falar mal da concorrência
Não há como negar que muitos vendedores, para fecharem suas vendas, focam-se em manchar a reputação da concorrência, ao invés de falar bem de si mesmo. O fato é que, em algum momento da sua carreira, você precisará indicar um concorrente – e vice-versa. Por isso, mantenha as atenções a suas qualidades e esqueça do concorrente.
7. Não saber apresentar seu serviço sem utilizar a tecnologia
Sim, a tecnologia está a sua volta e pronta para seu uso e deve ser usada sempre que possível. Porém, ela não é a única forma de apresentar seu produto. Os representantes devem estar preparados para fechar um negócio, caso o computador ou smartphone não ligue durante uma reunião, por exemplo. Nessas horas, dominar as boas técnicas de vendas é um importante diferencial.
8. Prosseguir com a venda mesmo após o “SIM” do cliente
Este é um dos principais erros cometidos por vendedores. Após o cliente aceitar a sua proposta, muitos continuam a vender seus serviços. É importante saber que tal insistência pode gerar dúvidas no cliente. Portanto, o ideal é partir para os trâmites contratuais logo após receber a resposta positiva a cerca da proposta.
9. Sufocar o cliente
Antes de fechar um negócio, o cliente precisará de um tempo para pensar em seu parecer. O silencio, em algum momento, será inevitável. Nesta hora, não interrompa o cliente ou o encha de questionamentos. Dê a ele o espaço necessário para analisar sua proposta.
10. Insistir na venda, mesmo após o “NÃO” do cliente
É comum um representante comercial insistir na venda, mesmo após a negativa do cliente. Em muitos casos, eles pensam que poderão vencer na insistência, mas não é bem isso o que acontece. Muitas vezes os clientes somem e cortam todos os laços e contatos, o que pode prejudicar e comprometer futuros negócios. Por isso, após ouvir um “NÃO”, conforme-se e entenda que, se seu negócio ou produto for interessante, surgirão novos clientes aptos a fechar uma proposta com você.
Você conhece outros erros cometidos por representantes comerciais na hora da venda? Compartilhe-os com a gente nos comentários abaixo!
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