Usando a fidelização como forma de prospecção de clientes


Usando a fidelização como forma de prospecção de clientes

A fidelização de clientes, como muitos estudos científicos na área do marketing comprovam, quando é bem realizada pela empresa, garante uma significativa lucratividade, mesmo nos mercados mais competitivos. Até mesmo porque adquirir um novo cliente pode custar, entre ações de divulgação e gastos com mídia tradicional e digital, até seis ou sete vezes do valor que seria consumido para promover vantagens e benefícios a um cliente fiel.

Só que uma coisa que muitos esquecem é que a fidelização de clientes pode ser uma ótima maneira de também adquirir novos clientes. Você sabe como? Veja abaixo as nossas dicas:

Fidelizando clientes com a construção de um relacionamento

A primeira coisa para se fazer na hora de tentar a fidelização dos clientes é conhecer o público-alvo da sua empresa. Para saber como seus clientes se comportam, qual o seu perfil e o que eles esperam da empresa, existem várias estratégias, todas ligadas à construção de um relacionamento com seu público. As ações de relacionamento podem passar pelas redes sociais, pelas publicações interessantes realizadas no portal de internet da sua empresa, ou pelo envio de informativos ou revistas periódicas para a residência das pessoas, o que vai manter a clientela sempre conectada com sua marca ou negócio.

Fidelizando clientes com ofertas e benefícios

Além disso, existem também os planos de fidelização de benefícios propostos aos clientes fiéis. Quem faz negócios com sua empresa regularmente pode ser beneficiado, por exemplo, com o acesso a um cartão especial do estabelecimento ou a um serviço de suporte exclusivo para momentos ou aquisições diferenciadas. É possível ainda criar promoções privilegiadas e avisos de lançamentos com antecedência através de newsletters, e-mails ou SMS no celular.

Clientes fiéis divulgam sua marca

Toda esta atenção com o consumidor vai, com certeza, gerar satisfação e ampliar sua empatia com sua empresa. É aí que entra o chamado marketing espontâneo. Esses clientes fiéis vão naturalmente falar bem de sua marca ou negócio para amigos, parentes e afins, sem mesmo serem pagas para isso. Da mesma maneira que um cliente mal atendido ou insatisfeito pode afugentar novos clientes do estabelecimento, porque sai falando mal do lugar para todos que conhece, os clientes mais cativos estarão engajados a falarem bem de sua empresa e servirão como se fossem parceiros de divulgação.

Clientes satisfeitos indicam, de graça, outros clientes para você

Ainda que isso provavelmente aconteça no “boca a boca”, ou seja, em pequenas proporções, se comparadas às grandes ações estratégicas de mercado, essas iniciativas feitas em marketing espontâneo trazem ótimos resultados. É óbvio que a dinâmica social é enorme, mas, de modo geral, as pessoas costumam se relacionar com outras que têm hábitos e gostos razoavelmente parecidos, e quando levam sua marca para os conhecidos, a probabilidade de pelo menos alguns se interessarem em conhecer seus produtos é grande. Pode até ser bem maior, por exemplo, do que a quantidade de pessoas que chegará até você em decorrência de algum empreendimento de marketing tradicional voltado para o grande público.

É importante dizer que o empreendedor de visão pode prestar uma “ajudinha” extra nesta prospecção de clientes, criando promoções específicas para agregar mais pessoas na sua base de cadastros. Mas como fazer isso? Há várias opções. Uma das mais usadas é dar descontos em conjunto para quem indicar um amigo para comprar o seu produto, assim que ambas as compras forem realizadas, por exemplo. Além da manutenção do cliente fiel, você consegue, com isso, vender mais um produto e mostrar a qualidade de sua marca.

Além de esta prospecção de clientes ser feita sem nenhum gasto para a empresa, será possível aprofundar ainda mais os relacionamentos já existentes com os clientes fiéis, já que muitos de seus amigos estarão fazendo negócios no mesmo lugar, e o valor de sua marca vai elevar-se para eles.

E então, você já havia pensado em usar a fidelização de clientes para prospectar novos? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

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