Como um representante comercial deve se vestir


Como um representante comercial deve se vestir

Existem muitos fatores que influenciam positivamente na hora de se relacionar com os clientes e de estimular as vendas. Ter uma boa aparência, quer queira quer não, também é muito importante. Engana-se quem acha que isso tem a ver com beleza e traços físicos. Quem trabalha no ramo da representação comercial deve priorizar a postura que indique uma mensagem de confiança, competência e seriedade com a atividade que desempenha.

A forma como um profissional se apresenta ao público pode sugerir muitas coisas sobre a sua imagem e até sobre a sua personalidade. Por isso, de forma geral, os homens devem ter a barba feita, os cabelos cortados e penteados e as mulheres devem conservar uma maquiagem discreta, unhas feitas e perfume suave.

Mas o que dizer propriamente das roupas? Leia o nosso artigo e descubra como elas podem somar nessas horas!

Cuide com as roupas muito informais

Não é necessário usar roupas de marcas caras, que você poderia encontrar dificuldades para ter acesso. Basta fugir do aspecto desleixado e desarrumado!

Existe uma vantagem conveniente em se apresentar com roupas mais formais: você pode criar um estilo pessoal de se vestir, com uma gravata especial, uma textura específica de terno, uma cor singular de acessório, e isso servir como um registro particular seu diante do cliente, que vai diferenciá-lo dos outros. Porém deve-se tomar cuidado com qualquer forma de exagero.

A roupa que você vai usar para encontrar com os clientes precisa marcar uma atmosfera de seriedade, mas não deve ser enfeitada ou séria ao extremo. É possível combinar bem as camisas, calças e sapatos sociais, de maneira a ficar elegante e asseado.

Roupas com decotes e muito justas

Se você for mulher, procure vestir roupas mais discretas, evitando as blusas com decotes, saias com fendas muito compridas ou modelos muito justos de calças. A ideia não é chamar a atenção para você, o que vai acontecer ao usar esse tipo de vestuário, mas para os benefícios e características dos produtos que você está tentando negociar!

Uso constante das calças jeans

As calças jeans são bastante práticas e confortáveis e, por isso, quem trabalha andando pelas ruas, pelo interior da empresa e por outras instalações, como os representantes comerciais, não pensa duas vezes quando tem a oportunidade de usá-las em sua atividade profissional. Elas não estão exatamente proibidas, porque são uma boa opção para os encontros menos cerimoniais, mas de qualquer modo você precisa subtrair o ar de informalidade, jamais vestindo modelos com rasgos ou aspecto desbotado. Sempre que for usá-los, combine os jeans com sapatos mais formais e camisas sociais de cores neutras.

Saiba escolher a roupa certa para passar a imagem certa! A vestimenta errada pode atrapalhar o bom andamento de uma negociação, por exemplo. Assim, quem intermedia a compra e a venda de mercadorias deve estar atento a tudo que possa promovê-las ou atrapalhá-las. Uma boa aparência também vende.

Como você tem se vestindo nos encontros com clientes? Comete alguma das gafes mencionadas? Conte para nós nos comentários abaixo!

 

Compartilhar
Twittar
Compartilhar