Como buscar vagas para representantes


Como buscar vagas para representantes

O mercado de trabalho está aquecido, principalmente na área de vendas. As empresas criaram estratégias agressivas de expansão após a recuperação da economia e do poder aquisitivo dos clientes. Por outro lado, o mercado exige profissionais cada vez mais preparados e saber encontrar uma vaga que se encaixe com o seu perfil é o primeiro passo para entrar no jogo.

Analistas de recursos humanos já evitam traçar o perfil ideal de representantes. Atualmente, cada empresa busca vendedores de acordo com o seu produto e serviço. Ainda assim, algumas habilidades são básicas: conhecimento sobre o mercado e produto, capacidade de se comunicar de forma persuasiva, pró-atividade e ambição. Se você se encaixa no perfil e acha que pode ser um excelente representante precisa ir para a rua buscar uma vaga.

Onde você irá encontrá-la e como escolherá a vaga ideal é o assunto dos próximos parágrafos. Acompanhe!

Comece procurando na internet

A internet facilitou muito a busca por vagas. O grande número de sites especializados em servir como ponte entre aspirantes a representantes e empresas fez com que a tecnologia se tornasse um grande aliado dos profissionais.

Comece criando um perfil no LinkedIn, caso você não tenha um. Se tem, confira se ele está atualizado aproveitando todas as funcionalidades da ferramenta, principalmente aquelas que permitem que você liste suas principais habilidades. Sites como Catho e Trampos trazem listas atualizadas de vagas para representantes e são ótimas para se ter um contato mais direto com a empresa.

Atualmente, as redes sociais são grandes aliadas na busca por um vaga. Muitas vezes o poder de capilaridade dos seus amigos traz uma vaga mais de acordo com seu perfil.

Monte um bom currículo

É provável que o primeiro contato do seu futuro chefe com você será através do seu currículo. Dessa forma, reserve um bom tempo para montar um CV que seja encantador. Liste suas habilidades, experiências, formação, cursos, línguas estrangeiras e o que mais for relevante.

Uma dica importante para um bom currículo é acrescentar algo que destaque seu perfil dos outros. É preciso que você lembre que uma empresa recebe dezenas de currículos para cada vaga, assim é fundamental se destacar. Apenas não minta ou aumente. A maioria dos gestores responsáveis pelas contratações sabem reconhecer um currículo falso.

Tome alguns cuidados básicos

A ansiedade em buscar uma vaga que se encaixe no seu perfil pode mascarar problemas da empresa e da função. Assim, tomar alguns cuidados básicos evitará que você se frustre com o novo trabalho.

Fique atento a vagas que anunciam ganhos que não condizem com a realidade do mercado. Busque informações sobre a empresa, o mercado e o produto. Se possível, converse com outros representantes para estabelecer o tamanho do esforço necessário para conseguir vender. Na entrevista, tente descobrir informações sobre a empresa, rotatividade dos funcionários e possibilidades de crescimento.

Qual sua experiência na busca por vagas para representantes? Deixamos passar alguma dúvida? Compartilhe sua opinião conosco através dos comentários abaixo.

Compartilhar
Twittar
Compartilhar