Por que devo reduzir a minha carteira de clientes?


Por que devo reduzir a minha carteira de clientes?

Em tempos de crise, algumas atitudes precisam ser revistas. Entre elas está a de manter uma ampla carteira de clientes. Não há nada de errado nisso, desde que todos eles estejam trazendo o resultado esperado: vendas. Agora, pare por um momento e analise a sua lista de clientes. Quantos deles não compram de você há mais de três meses? A não ser que haja um bom motivo para isso, chegou a hora de seguir em frente.

Se você tem dificuldades para desapegar, conheça agora 3 bons motivos para reduzir a sua carteira:

1) Apenas 20% dos seus clientes são responsáveis por 80
% das suas vendas. É com eles que você deve se preocupar.

Quem trabalha com vendas provavelmente já ouviu falar no Princípio de Pareto. Esta teoria, proposta pelo economista italiano Vilfredo Pareto, afirma que 80% das suas vendas vêm de 20% dos seus clientes. Sendo assim, não faz sentido manter uma carteira extensa, já que apenas uma parcela dos clientes trará resultados significativos para você.

Portanto, evite perder tempo com quem não está interessado em comprar e foque nos que realmente querem os seus produtos.

2) Ganhe mais tempo para se dedicar a cada cliente.

Tendo como base o Princípio de Pareto, você perceberá que, com menos clientes, será possível planejar melhor cada visita. Assim, você já encontra o comprador tendo em mãos os melhores argumentos e a solução mais adequada para ele.

Investindo em um atendimento mais personalizado e de mais qualidade, você não apenas aumenta as suas chances de fechar a venda, como consegue fidelizar o cliente.

3) Tenha mais foco em resultados de longo prazo.

Ao revisar a sua carteira, será preciso traçar novas estratégias para atingir as suas metas de curto e longo prazo. Pense que, além de fazer estes clientes comprarem mais, será preciso cuidar do relacionamento para que eles continuem comprando de você por muito tempo.

Isto tudo irá ajudá-lo a criar um planejamento de longo prazo que, além de fazer com que você venda mais, deixará mais claro o caminho a ser seguido para realizar os seus sonhos profissionais.

E aí, pronto para desapegar? Conte pra gente como foi o seu processo de redução da carteira =)

Compartilhar
Twittar
Compartilhar